Parte I – Sobre proponente e co-proponente
- Proponente
Nome: Embaixada do Reino Unido
Estado: Distrito Federal
Região: Centro-Oeste
Setor: Governamental
- Co-proponente
Nome: Safernet Brasil
Estado: Bahia
Região: Nordeste
Setor: Terceiro Setor
Parte II - Sobre o Workshop
Resumo do workshop
Este workshop visa aprofundar a discussão sobre o eixo de Cultura Digital da BNCC de Computação, explorando os desafios e oportunidades de sua implementação e abordando habilidades para o uso crítico das tecnologias, alinhadas aos princípios da governança da Internet. O painel contará com a participação de especialistas que apresentarão casos e debaterão estratégias para fomentar a cultura digital nas escolas, contribuindo para uma sociedade digital mais justa, democrática e participativa.
OBJETIVOS E CONTEÚDOS DO WORKSHOP
A Base Nacional Comum Curricular de Computação (BNCC) foi aprovada em 2022, com expectativa de implementação a partir de 2023, e estabelece diretrizes para o ensino de computação e o uso seguro das tecnologias digitais na educação básica, reforçando marcos normativos já existentes. O eixo de Cultura Digital inclui habilidades essenciais para que os estudantes desenvolvam a segurança e a privacidade de dados pessoais, aprendam a reportar e buscar ajuda em situações de risco, identificar impactos na saúde, promover diálogos respeitosos na Internet, entre outras. Essa proposta visa fortalecer a educação crítica para as tecnologias, alinhando-se ao que estabelece o Marco Civil da Internet (2014), a BNCC (2017), a Política Nacional de Educação Digital (2023) e o Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação 2024-2034, que inclui a cidadania digital como um de seus principais objetivos estratégicos. Neste painel, pretendemos promover uma discussão multissetorial sobre os desafios e oportunidades da implementação do eixo de Cultura Digital da BNCC de Computação nas escolas brasileiras e como a educação para a cidadania digital fortalece políticas públicas de desenvolvimento tecnológico e governança da internet. Os objetivos específicos incluem: 1. Analisar o eixo de Cultura Digital, compreendendo seus objetivos de aprendizagem, competências e habilidades. 2. Discutir os desafios da implementação, abordando a formação de professores, a infraestrutura tecnológica, a produção de materiais didáticos e a integração com outras áreas do conhecimento. 3. Apresentar casos de sucesso e boas práticas de escolas e projetos. 4. Propor soluções inovadoras e colaborativas, considerando o contexto brasileiro e as diversas realidades escolares. 5. Refletir sobre o papel da cultura digital na formação cidadã, visando construir uma sociedade justa, ética e democrática, capacitando pessoas a exercerem seus direitos e responsabilidades online.
RELEVÂNCIA DO TEMA PARA A GOVERNANÇA DA INTERNET
A cidadania digital é pilar fundamental na governança da Internet, moldando a forma como interagimos, nos informamos e participamos da sociedade cada vez mais online. O Brasil possui relevante arcabouço de políticas públicas de educação neste sentido, reforçando a necessidade de preparar crianças e adolescentes para os desafios e oportunidades do uso das tecnologias, em especial o artigo 26 do Marco Civil da Internet (2014), a competência geral de cultura digital da Base Nacional Comum Curricular (2017), a seção III da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (2018), a Política Nacional de Educação Digital (2023), a política de Escolas Conectadas do Ministério da Educação (2023) e o mais recente Projeto de Lei do novo Plano Nacional de Educação 2024-2034. Esses marcos estão em consonância direta com o Decálogo dos Princípios para a Governança e Uso da Internet no Brasil, em especial a liberdade, privacidade e direitos humanos, a governança democrática e colaborativa, a universalidade, a diversidade, e a inovação. Ao discutir o eixo de cultura digital da BNCC de Computação, temos a oportunidade de compreender os desafios para que a educação para o uso seguro e consciente das tecnologias, já preconizado pelo Marco Civil da Internet há 10 anos, pode ser efetivado de forma colaborativa e respeitando a diversidade das escolas brasileiras. O eixo de cultura digital da BNCC de Computação, com foco em pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação e colaboração, contribui para a formação de cidadãos digitais conscientes e participativos. Essa formação é crucial para uma Internet mais segura, ética e democrática, onde os usuários exerçam seus direitos e responsabilidades plenamente. Além disso, entendemos que a discussão auxilia a formulação de políticas públicas mais eficazes e inclusivas em áreas como privacidade, segurança digital e liberdade de expressão.
FORMA DE ADEQUAÇÃO DA METODOLOGIA MULTISSETORIAL PROPOSTA
Nos primeiros 5 min, a moderação introduzirá o painel e os painelistas. Em seguida, teremos 2 rodadas de 30 minutos cada, com tempo de 7 min para cada painelista e intervenções moderadas com comentários da audiência. A 1ª pergunta orientadora será igual para todos: "Como implementar a cultura digital da BNCC de Computação para promover experiências de aprendizagem significativas e engajadoras para professores e estudantes, considerando suas realidades?". A 2ª pergunta será individualizada e definida previamente ao evento a partir de sugestões da audiência nas redes sociais dos organizadores. A última rodada terá 15 min e será um engajamento direto para perguntas e comentários do público, seguida de 10 min para encerramento. Além disso, faremos previamente e divulgaremos no evento um "Mural de ideias colaborativo" para que painelistas compartilhem referências, links de projetos e materiais de apoio sobre o tema.
FORMAS DE ENGAJAMENTO DA AUDIÊNCIA PRESENCIAL E REMOTA
Buscaremos um engajamento prévio convidando a audiência a sugerir, em nossas redes sociais, perguntas para os painelistas. A partir das sugestões, escolheremos as perguntas que comporão o segundo bloco. Durante o painel, usaremos a ferramenta Mentimeter para que a audiência remota e presencial comente sobre o que está sendo discutido pelos painelistas. Algumas dessas contribuições serão lidas pela moderação durante a passagem de falas como forma de ter a participação da audiência como uma espécie de "quinto painelista". No bloco de perguntas, as pessoas poderão participar utilizando o microfone (presencial) ou chat do Youtube (remoto). Por fim, criaremos previamente com os painelistas um "mural de ideias colaborativo" usando a ferramenta Padlet, e divulgaremos para a audiência durante o painel, convidando-a a também enviar contribuições. Esse mural trará referências, links de projetos e outros materiais de apoio que serão úteis às pessoas interessadas em se aprofundar nos temas.
RESULTADOS PRETENDIDOS
Além de promover uma discussão multissetorial sobre os desafios e oportunidades da implementação da BNCC de Computação, o painel pretende: 1) Ampliar a compreensão sobre o eixo de Cultura Digital da BNCC de Computação e sua relação com outras políticas públicas de educação para a cidadania digital 2) Promover a troca de experiências e reflexões sobre os desafios da curricularização da educação sobre uso seguro e consciente das tecnologias nas escolas 3) Estimular a adoção de práticas pedagógicas que promovam a cultura digital na educação básica e preparem estudantes para os desafios da sociedade digital. 4) Fortalecer a conexão entre a BNCC de Computação e a governança da Internet, evidenciando como a educação digital contribui para a formulação de políticas públicas mais eficazes e inclusivas, e prepara adolescentes e jovens para exercerem sua cidadania de forma plena.
RELAÇÃO COM OS PRÍNCIPIOS DO DECÁLOGO
Liberdade, privacidade e direitos humanos
TEMAS DO WORKSHOP
EDU – Letramento digital | ISCI – Cidadania digital |
ASPECTOS DE DIVERSIDADE RELEVANTE
Gênero | Região |
COMO A PROPOSTA INTEGRARÁ OS ASPECTOS DE DIVERSIDADE
O tema em debate, por abordar o cenário educacional brasileiro, deverá por si só considerar as diferentes realidades e diversidades das escolas, estudantes e professores da educação básica. Este será um pilar fundamental da discussão, já que a realidade de escolas em grandes centros ou no centro-sul do país pode ser substancialmente diferente de escolas em regiões mais pobres e com menor infraestrutura. Além disso, a composição dos painelistas e organizadores inclui diversidade relevante, com maioria de mulheres e incluindo pelo menos 4 regiões do país (sul, sudeste, centro-oeste e nordeste).