Os emergentes cenários conformados pelas inteligências artificiais têm criado inúmeros desafios aos expedientes de produção da cultura e do conhecimento. Os algoritmos e os modelos de extração e comercialização de dados pelas chamadas "Big Techs", por sua vez, projetam ameaças à soberania digital de diversos países. Assim, esta sessão irá abordar os principais aspectos da relação entre inteligência artificial, cultura e educação, tendo em perspectiva as possibilidades de construção de estratégias para uma IA orientada pelo interesse público.
Inteligência Artificial: Cultura, Educação e Interesse Público - UFBA / Digitalia / Coordenação Local FIB15
Palestrantes
André Lemos
UFBAAndré Lemos é Escritor e Professor Titular do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da UFBA. Membro Titular da Academia de Ciências da Bahia. Diretor do Lab404 - Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço, pesquisador "1 A" do CNPq e Membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT-DD). Cientista filiado ao IPIE - International Panel on the Information Environment. É engenheiro mecânico formado pela UFBA (1984), Mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela COPPE/UFRJ (1991) e Doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne (1995, bolsa do CNPQ). Foi Visiting Scholar nas Universidades McGill e Alberta, Canadá (2007-2008, PosDoc do CNPq), no Programmable City Lab da National University of Irlanda, Maynooth (Estágio Sênior, CAPES, 2015-2016) e do TIDD-PUC-SP (Posdoc Sênior do CNPq).
Débora Abdalla
UFBAProfessora Titular do Departamento de Computação Interdisciplinar (DCI) do Instituto de Computação (IC) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui Graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal da Bahia (1990), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Coordena, desde 2004, o Onda Digital, programa permanente de extensão de inclusão sociodigital. Foi vice-diretora do Instituto de Matemática e Estatística (2015-2019). É líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Informática, Educação e Sociedade - ONDA DIGITAL (UFBA), criado em 2014. Tem realizado trabalhos principalmente nos seguintes temas: inclusão sociodigital, informática na educação, educação em computação, computação e sociedade, ontologias, lógicas de descrições e web semântica.
Nelson Pretto
FACED/UFBAProfessor Titular (e ativista) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Comunicação pela USP (1994). Bolsista do CNPq. Membro titular da Academia de Ciências da Bahia. Assessor do reitor da UFBA (1994/1996) período no qual coordenou a implantação da internet na UFBA e no Estado da Bahia, como coordenador do "Comitê Gestor da Rede Bahia". Coordenou, juntamente com Leonardo Lazarte (UnB), o grupo de trabalho sobre Educação no projeto brasileiro Sociedade da Informação (MCT). Coordenador do projeto Memória da Educação na Bahia que incluí a Memória da Internet na Bahia [memoriainternetbahia.ufba.br]. Atua na Câmara de Universalização e Inclusão Digital do Comitê Gestor da Internet (CGI.br). Representa a SBPC-Bahia no Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONCITEC, 2023-2026). Foi Secretário Regional da Bahia (2011 e 2015) e Conselheiro da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (2015-2019) e Titular do Conselho de Cultura do Estado da Bahia (2007-2011).
Ulises Mejias
State University of New YorkProfessor de Estudos de Comunicação na SUNY (State University of New York), escreveu, em parceria com Nick Couldry, a obra The Costs of Connection, introduzindo a noção de colonialismo de dados. É cofundador do Non-Aligned Technologies Movement e da rede Tierra Común, e membro da diretoria da Humanities New York, uma afiliada da National Endowment for the Humanities. Em 2021, foi nomeado Fulbright Specialist, reforçando seu compromisso com a pesquisa e a educação no campo da comunicação digital e da justiça social. Lançou, recentemente, o livro "Data Grab: The New Colonialism of Big Tech and How to Fight Back", também em co-autoria com Nick Couldry. Suas áreas de pesquisa incluem colonialismo de dados, estudos críticos de internet e IA, teoria e ciência de redes, filosofia da tecnologia, sociologia de dados e economia política da mídia digital.
Moderação
Messias Guimarães Bandeira
UFBAProfessor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC / UFBA), onde foi Diretor no período de 2013-2021. É Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas, com pesquisa realizada no Laboratório de Inteligência Coletiva da Universidade de Ottawa. Foi pesquisador visitante da New York University (Department of Media, Culture and Communication). É presidente da Associação Internacional de Pesquisadores das Culturas (Intercult) e membro da Câmara de Conteúdos e Bens Culturais do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Coordena o grupo de pesquisa "Estudos Interdisciplinares da Internet e da Cultura Digital" e organiza o Digitalia - Festival/Congresso Internacional de Música e Cultura Digital.