Iniciativa do GT Gênero, Raça e Diversidade do CGI.br, esta 4ª edição da Coletânea TIC, Governança da Internet, Gênero, Raça e Diversidade será composta por 12 artigos divididos em três grandes áreas: Algoritmos e Inteligência Artificial; Ativismos Digitais; e Desigualdades, Opressões e Violências nos Meios Digitais. Para seu lançamento, teremos uma mesa com a participação de algumas pessoas autoras para um debate sobre os temas da publicação.
Lançamento - 4ª ed. Coletânea TIC, Governança da Internet, Gênero, Raça e Diversidade
Palestrantes
Fernanda Lobato
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Comunidade Científica e Tecnológica)Doutora em Design pelo PGDesign da UFRGS, trabalhou entre os anos de 2005 e 2015 no GOV.BR, especialista em acessibilidade digital.
Filipe Albuquerque Ito Russo
Erasmus MundusMestrande do programa Erasmus Mundus ofertado pela União Europeia. Especialista em Computação Aplicada à Educação pelo ICMC/USP e licenciade em Matemática pelo IME/USP. Possui aperfeiçoamento em Altas Habilidades ou Superdotação: Identificação e Atendimento Educacional Especializado pela UFPel e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado pela UFSM. Pesquisadore na Cátedra Oscar Sala do IEA/USP, no CATARSE da UnDF, no TransObjeto da PUC-SP e no Círculo Vigotskiano. Autore dos livros premiados Caro Jovem Adulto e Asfixia.
Jessica Hind
UCSALPós-Doutora em Direito e Novas Tecnologias pela Mediterranea International Centre for Human Rights Research. Pós-Doutora em Desigualdades Globais e Justiça Social (FLCSO-UNB). Doutora e mestra em Direito das Relações Sociais e Novos Direitos pela Universidade Federal da Bahia. Pós Graduada em Direito Civil e Direito Empresarial pelo Damásio Educacional. Professora Colaboradora do Mestrado em Direito da UCSAL (Universidade Católica do Salvador). Integrante do Grupo de Pesquisa JusBioMed Direito, Bioética e Medicina. Advogada.
Lílian Araújo
Instituto Juristas NegrasAdvogada, Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2017), Especialista em Direitos Humanos e Contemporaneidade pela Universidade Federal da Bahia (2020), Especialista em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (2022). Possui experiência na área de Pesquisa Acadêmica e em Direito Público, especialmente Direito Constitucional, Justiça de Transição e Relações Raciais. Além de experiência em várias organizações da Sociedade Civil focada em Projetos Sociais, inclusive como membra do Instituto Juristas Negras
Lorena Vilarins
JS ConcultoriaCientista política (graduação e mestrado) e especialista em economia e gestão governamental, atua no mercado empresarial de pesquisa e avaliação de politicas públicas há mais de 15 anos. Atualmente cursa o doutorado em ciência política na UnB.
Arnaldo de Santana Silva
Universidade Federal do ABC - UFABCMestrando em Relações Internacionais (UFABC), Bel em Direito (UCSal) e Relações Internacionais (UNILAB), Especialista em EDH (UFABC) e cursa em Direitos Humanos e Contemporaneidades (UFBA), ativista de Direitos Humanos, Pesquisador em Direitos Humanos na ReportOUT. Foi facilitador do programa Youth Br 2023 (CGI.br).
Moderação
Bia Barbosa
Conselheira CGI.brJornalista e especialista em direitos humanos pela USP, e mestra em gestão e políticas públicas pela FGV-SP, com intercâmbio no Instituto de Ciências Políticas de Paris (SciencesPo), onde pesquisou políticas de regulação de conteúdo. Atua há mais de 20 anos na defesa do direito à comunicação e da liberdade de expressão no país, tendo participado dos processos de tramitação e aprovação do Marco Civil da Internet, da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e das mudanças no marco regulatório das telecomunicações. Integra a Coalizão Direitos na Rede, que reúne mais de 50 organizações acadêmicas e da sociedade civil que trabalham pela universalização do acesso à Internet e em prol da privacidade e da liberdade de expressão on-line. Integrou a Comissão de Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos (2015-2019) e trabalha atualmente com incidência política em temas como regulação de plataformas, desinformação e segurança digital para comunicadores/as.