Atividade

Sessão principal 3 – 30 anos da ECO-92 e o futuro da Internet no Brasil: uma homenagem a Tadao Takahashi

03 de Junho

Sala 1 | 10:00 - 12:00

Esta sessão é uma homenagem a Tadao Takahashi, por toda a sua contribuição e importância para a construção da Internet no Brasil. A história da rede no país confunde-se com a história pessoal de Tadao, que se envolveu nos mais importantes processos na gênese da Internet no Brasil, como a criação da RNP, do CGI.br e a provisão de Internet aos participantes da ECO-92.

Há 30 anos, acontecia no Brasil um marco para o avanço da construção da história da Internet no Brasil. A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida também como ECO-92 ou Rio-92, foi um evento global dedicado a discussões sobre meio ambiente, conscientização sobre desenvolvimento, recursos e outros, além de ter sido um espaço para se propagar a ideia de desenvolvimento sustentável.

Por ocasião da realização da ECO-92, vários interesses ligados à evolução da Internet no Brasil convergiram. O IBASE, por meio do serviço Alternex e utilizando a infraestrutura montada pela nascente Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), proveu acesso a serviços de correio eletrônico pela Internet para os participantes da Conferência, marcando os primeiros passos da expansão dos serviços de Internet no Brasil. A ECO-92, assim, aproximou de maneira pioneira a agenda de desenvolvimento da Internet com as discussões sobre desenvolvimento sustentável, juntando-se, a isso, a dinâmica de discussões conjuntas entre atores estatais e não-estatais, costurando a essência do que viria a se consolidar também no âmbito do modelo de governança multissetorial da Internet no país, institucionalizado pela criação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) em 1995.

Tanto o evento em si como as organizações e pessoas envolvidas nesse processo são centrais para a construção da Internet no Brasil. Nomes ligados ao Ibase e Alternex, como Carlos Afonso, além de nomes ligados à RNP, como Tadao Takahashi, foram parte do grupo que mobilizou e articulou a criação do CGI.br e que segue atuando em prol da Internet no país até hoje. Reconhecer e entender esse momento da história da Internet no Brasil é fundamental para compreender como a rede se desenvolveu no território nacional, como chegamos onde chegamos e o que podemos esperar para o futuro da Internet no país.

Mais recentemente, as agendas de Internet, TICs, desenvolvimento sustentável e assuntos relacionados têm estado cada vez mais imbricadas também em plano global. Nos últimos anos, por exemplo, o Fórum de Governança da Internet (IGF) global expandiu sua atuação em temas relacionados a meio ambiente, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável de maneira geral.

Se antes o papel da Internet era de contribuir para a mobilização em torno de discussões sobre o meio ambiente e desenvolvimento sustentável, hoje a própria Internet é parte fundamental para as transformações globais nesta e em outras agendas. Toda essa discussão tem se estreitado no âmbito das Nações Unidas, principalmente por conta de iniciativas como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entender a relação entre Internet, TICs, meio ambiente e temas afins tem sido também foco dos principais fóruns globais de discussões e definições de políticas para a Internet, suas tecnologias e sua governança. Esta sessão principal, portanto, celebra os 30 anos da ECO-92, ao mesmo tempo em que reconhece a importância da Conferência para o desenvolvimento da Internet no Brasil, os diversos esforços individuais e coletivos para a expansão da rede, incluindo a atuação central de Tadao Takahashi nesse contexto, além de oferecer este espaço de discussão e trocas de experiências sobre o passado, o presente e o futuro da Internet no Brasil, unindo pioneiros da história da rede no país e lideranças atuais empenhadas na melhoria constante da Internet no Brasil.

Integrantes

Beatriz Zoss (RNP)

Palestrante

Eduardo Parajo (NIC)

Palestrante

Silvana Bahia (Olabi)

Palestrante

Ir para o topo